19 de julho de 2010

Canoagem

CLUBE NÁUTICO DE PONTE DE LIMA TRICAMPEÃO NACIONAL DE MARATONAS


O Clube Náutico de Ponte de Lima, participou no passado 17 e 18 de Julho no Campeonato Nacional de Maratonas, que se realizou em Prado, uma competição com a participação superior a 400 atletas em representação de 38 clubes nacionais, onde o Clube deslocou um total de 36 atletas de todos os escalões seniores, Juniores e Cadetes. Esta competição disputava-se num circuito de 4,2 km, com uma zona de ligação entre as voltas a que se dá o nome de “portagem”, que os atletas têm que percorrer a correr com a embarcação na mão. Os atletas mais novos fizerem um percurso de aproximadamente 9 kms e os Seniores mais um total de 30 kms.


O clube náutico limiano, actual detentor do título, entrou na competição com o objectivo de repetir o feito do ano transacto e ao mesmo tempo manter a invencibilidade em Campeonatos Nacionais de Maratonas que já dura á 3 anos desde a época de 2008. No final do dia de competições os atletas limianos davam como cumprido os seus objectivos, conseguindo um brilhante triunfo colectivo, somando um total de 252 pts, sendo o segundo classificado o Clube Náutico de Prado com 197 pts e os terceiros o Liga Dura CEC com 182 pts. Para esta brilhante vitória colectiva em muito contribuíram as 3 embarcações que alcançaram o 1º lugar, que conjuntamente com 4 segundos classificados e 3 terceiros perfizeram um total de 10 pódios obtidos pelo Clube Náutico de Ponte de Lima.


A nível individual:

Os destaques individuais desta competição são muitos e alargam-se aos vários escalões e tipos de embarcações em prova, o que prova a versatilidade e supremacia evidenciada pelos atletas de Ponte de Lima em todas as vertentes da canoagem. No primeiro dia de competição em embarcações monolugares de salientar a vitoria em C1 Sénior do atleta Nuno Barros com um tempo de 2 h 05,22 deixando o segundo classificado a 13 minutos e 13 segundos, em K1 Cadetes foi Francisco Magalhães a assegurar o segundo lugar do pódio ao terminar ao sprint final com o vencedor, feito repetido pela Joana Sousa que competiu em K1 Seniores Femininos e foi também vice-campeã Nacional de Maratonas. Ainda no sábado Nuno Quintela foi medalha de bronze em C1 Cadete. No segundo dia de competição em embarcações bilugares Nuno Barros e Luis Capitolina em C2 Sénior foram os vencedores com mais de 4 minutos de diferença para os segundos sagrando-se Campeões Nacionais de Maratonas em C2 Sénior, os seus colegas de equipa Duarte Lacerda e Francisco Oliveira não fizeram por menos e nesta competição ocuparam o 2º lugar do pódio. Nos Seniores Femininos Joana Sousa e Cristiana Pona foram vice-campeãs Nacionais de Maratonas, em cadetes Mário Vieira e Nuno Quintela em C2 Cadetes imitaram os seniores e venceram com quase 3 minutos para o segundo classificado, nesta mesma competição Samuel Amorím e Manuel Magalhães foram medalha de bronze. Em K2 Cadetes Francisco Magalhães e José Vieira com uma excepcional prova alcançaram a medalha de bronze.


O Clube Náutico de Ponte de Lima, sagrou-se nos últimos 3 anos ápoca de 2008, 2009 e 2010 Campeão Nacional de Maratonas por Clubes no escalão de Maratonas, de referir que estas vitórias tem sido com uma vantagem considerável frutos dos seus valores em termos individuais a confirmar isso esta as 10 medalhas alcançadas neste Campeonato.

Sem comentários: