17 de dezembro de 2010

Canoagem

"Somos favoritas ao penta"


Vamos hoje publicar parte de uma entrevista realizada pelo jornal "O Povo do Lima" a Hélio Lucas, técnico do CN de Ponte de Lima.

"Após a realização da Gala 2010, o Clube Náutico prepara-se para a nova época de canoagem, que sucede a um ano 2010 cheio de conquistas colectivas e individuais. O maior clube da canoagem portuguesa, com um domínio avassalador, é já um clube com grandes resultados a nível mundial. A juntar às grandes prestações de Fernando Pimenta, atleta ainda jovem mas com resultados fantástico no seio da elite, e de Nuno Barros com uma carreira sólida e de grande dedicação, que se sagrou campeão do Mundo da maratonas, evoluem algumas das grandes promessas da canoagem lusa, produtos da "fábrica" do Clube Náutico de Ponte de Lima, casos de Ana Pimenta e João Silva, entre outros.
O Homem que tem trabalhado dedicadamente todos estes fantásticos atletas, que tem feito crescer o Clube Náutico e o número de praticantes, é Hélio Lucas, um técnico que, pelos resultados dos seus atletas, está entre a elite mundial, que trabalha num país em que a modalidade sempre valorizou mais os estrangeiros.

O Povo do Lima (PL) - Pela primeira vez, o Secretário de Estado do Desporto esteve numa gala do Clube Náutico. O significou esse facto para o clube?

Hélio Lucas (HL) - Ficamos extremamente contentes com a sua presença. O Clube Náutico lançou-lhe o convite e fez questão de dizer que estaria connosco. Penso que a sua presença é também o reconhecimento para com as actividades que vimos a fazer e para com os resultados que temos obtido a nível Nacional e a nível Internacional, onde o Clube Náutico tem tido muitos atletas a competir e onde temos conquistado medalhas nas provas mais importantes. As palavras do Secretário de Estado foram importantes para todos nós.

PL - Qual o segredo para tamanha adesão à canoagem, num concelho onde a modalidade existe há cerca de 30 anos?

HL - O Clube faz este ano os seus 20 anos, penso que conseguimos cativar aqueles jovens que não gostam ou têm jeito para os desportos colectivos e, por outro lado, os resultados dos atletas a nível Internacional têm ajudado.

PL - Que atletas veremos emergir no panorama nacional e internacional nos próximos anos?

HL - Penso que temos o Fernando, que é o melhor atleta de sempre da canoagem Portuguesa, o Nuno Barros, o primeiro Campeão do Mundo. Estes dois atletas ainda podem chegar mais alto, temos atletas nos
Juniores, nos séniores e cadetes que certamente vão integrar as Selecções, mas isso também estará dependente das condições, pelo que prefiro esperar para ver.

PL - Todos sonhamos com um atleta nascido em Ponte de Lima nos Jogos Olímpicos. Estamos a chegar a 2012, será que este vai ser o ano talismã?

HL - Penso que sim, acho que pudemos ter um ou dois atletas em Londres e arrisco-me a dizer que, dependendo dos próximos anos, poderemos lutar quiçá por uma medalha. Mas primeiro vamos concentrar as nossas energias neste ano, que é o ano do apuramento.

PL - Quais as perspectivas para a nova época ?

HL - Começamos agora a época, vamos tentar, por um lado, manter os resultados e ter melhores resultados individuais, mas todos estes resultados vão depender do Inverno e do nosso rio. Vamos ver ate onde ele nos deixa chegar. Penso que seremos candidatos ao “penta”, mas precisamos de continuar com os mesmos princípios de trabalho."

Se deseja ler a entrevista completa, consulte a edição 46 do jornal "O Povo do Lima" que já se encontra à venda.

Sem comentários: