29 de setembro de 2009

Canoagem


Vamos hoje publicar uma nota, gentilmente cedida pelo CN de Ponte de Lima, á cerca do Mundial de Maratonas e um olhar sobre a época desportiva!


O Clube Náutico de Ponte de Lima foi o Clube com mais representantes no Mundial de Maratonas, prova que se disputou em Gaia no passado dias 18 a 20 de Setembro. Neste Campeonato do Mundo estiveram em Competição um total de 40 Países e 500 atletas.
De referir que foi a maior comitiva de sempre de atletas Limianos numa prova de Campeonato do Mundo e para Cristiana Pona, Joana Sousa e Duarte Lacerda é o primeiro Campeonato do Mundo em que participam.


Fernando Pimenta que competiu no primeiro dia de prova sexta-feira, 18 de Setembro, num percurso de 6 voltas um total de 25 kms. Este foi um atleta que encabeçou sempre o primeiro grupo da frente, ficando mesmo isolado á 4ª volta, mas decidiu esperar pelos colegas de grupo e decidiu a prova com um atleta da Africa do Sul, ficando a menos de 3 segundo da vitória, ficando assim Vice-Campeão do Mundo nesta Especialidade.

O ainda jovem Fernando Pimenta, que foi o melhor atleta Nacional esta época desportiva ao conseguir vencer as 2 Taças de Portugal de Pista, ao vencer 3 Títulos de Campeão Nacional (nomeadamente Campeão Nacional de Pista em K1 Sénior 500 Mts, Campeão Nacional de Pista em K2 200 Mts e Campeão Nacional de Fundo em K1 Sénior).

Em termos Internacionais a época foi brilhante e a sua melhor de sempre ao atingir ainda em Maio o 4º Lugar na Taça do Mundo de Velocidade em K1 1000 Mts, prova disputada na Polónia. Em Junho no Campeonato da Europa de Seniores faz o 8º lugar em K1 1000 Mts, prova esta disputada na Alemanha. Em Julho no Europeu de sub-23, prova disputada na Polónia, este atleta sagrou-se Campeão da Europa em K1 1000 Mts e em K1 500 Mts foi medalha de bronze. E a terminar a sua época numa especialidade onde este atleta não tem muita experiencia, este consegue sagrar-se Vice-Campeão do Mundo.



Nuno Barros 4º no Mundial em C1 Sénior


O atleta Nuno Barros que já foi medalha de Prata e 2 vezes medalha de bronze em C2 em Campeonatos do Mundo, desta vez e pela primeira vez participou num Campeonato do Mundo numa embarcação individual em C1 e o resultado não podia ser melhor, este atleta foi 4º classificado no Mundial de Gaia 2009, após uma excelente partida este foi tocado perdendo o grupo da frente, tendo sozinho que trabalhar recuperando muito numa prova excepcional, mas a sua perseguição em solitário ao trio da frente acabou por ser insuficiente, ficando em quarto a escassos 24 segundos do ouro húngaro e a 17 do bronze.


Este atleta teve uma época em grande ao vencer todas as 7 provas de Campeonato Nacional arrecadando o pleno de 7 Títulos Nacionais: Sagrou-se Campeão Nacional de Pista em C1 500mts, C1 1000mts, C2 500mts e C2 200 mts; Campeão Nacional de Nacional de Maratonas em C1 e C2 Sénior; Campeão Nacional de Fundo.
De referir que este é um dos mais medalhados atletas Portugueses já tendo no seu historial 47 Títulos de Campeão Nacional.



Júnior Diogo Lacerda faz 5º no Mundial em K1 Júnior


O Jovem Limiano Diogo Lacerda, depois de ser 8º e 9º na Rússia no Mundial de Pista, entrando para o Top 10 da Canoagem Mundial na especialidade de Velocidade, não fez por menos e entrou para o Top 5 Mundial de Maratonas, esta atleta foi 5º classificado em K1 Júnior uma prova bastante espectacular, sendo já o melhor resultado de sempre em Mundiais na sua categoria e especialidade.
Este atleta que esteve sempre presente nas várias Selecções Nacionais, quer Pista, quer mesmo maratonas, sagrou-se também, este ano Campeão Nacional de Pista em K4 200 e K4 500 mts.



Joana Sousa, Cristiana Pona e Duarte Lacerda com excelentes resultados nas suas estreias em Campeonatos do Mundo


As jovens Joana Sousa e Cristiana Pona, atletas que já participaram no Europeu na Polónia mas na Especialidade de Velocidade onde conquistaram um 13º lugar em K2, neste Mundial conseguiram em K2 um 14º lugar. Joana Sousa que competiu também em K1 conseguiu alcançar o 11º lugar no Mundial de Maratonas.
Duarte Lacerda, um estreante em participações Internacionais, conseguiu alcançar o 8º lugar em C1 Júnior e no dia seguinte o 7º lugar em C2 com o atleta do Clube Náutico de Mértola Bruno Vitória.

Sem comentários: