10 de setembro de 2009

Entrevista

Vamos hoje publicar uma entrevista a uma pessoa que tem feito muito pelo desporto limiano e em particular pela canoagem!! Como toda a gente sabe, um atleta nunca se "faz" sozinho, e quem melhor que um treinador para ajudar e acompanhar a evolução dos atletas.
Por vezes esquecido, mas com um papel decisivo na preparação dos atletas, falo claro do Sr. Hélio Lucas, treinador e dirigente do CN de Ponte de Lima!
Antes demais o blog quer agradecer o tempo que disponibilizou para responder a estas perguntas e dar os parabéns ao Clube pelos feitos que tem vindo a alcançar...


Blog: O que sente ao trabalhar e dirigir este clube?

Hélio Lucas: Trabalho como técnico e dirigir é como Director Desportivo deste Clube, sinto uma enorme alegria já que tenho o prazer de trabalhar em termos de atletas, com atletas de um brio profissional inagualável e com uma força de vontade muito grande. Tenho um lote de treinadores a acompanhar muito dedicados e uma direcção e outros colaboradores que estão sempre prontos para apoiar. É um trabalho que faço com muita dedicação e com vontade de fazer ainda mais e melhor.

Blog: Sendo longo já o caminho percorrido, o que é que ainda falta fazer a nível desportivo?

HL: A Nível desportivo nós queremos sempre mais e melhor. penso que a nivel desportivo depois do Nautico Limiano ser o Clube do Minho com mais atletas de Alta Competição e dos que colecciona mais titulos. Falta ter um atleta nos Jogos Olimpicos e que não vá apenas participar mas ter um resultado que nos orgulhe a nós e a todos os Limianos. Gostava-mos também de poder organizar provas de canoagem em Ponte de Lima.

Blog: É conhecido o problema do Rio Lima para a prática da canoagem. Com umas condições melhores acha que o Clube poderia apresentar resultados ainda melhores?

HL: Sem duvida alguma, o Náutico Limiano se tivesse um Rio que os atletas pudessem treinar sem limitações podia ter Resultados a Nivel Nacional e a Nivel Internacional. Já que os atletas com algum nivel tem de treinar fora de Ponte de Lima, já que o nosso Rio apenas tem condições para a aprendisagem e formação.

Blog: Qual foi, até ao momento, o melhor momento que passou neste clube? E o pior?

HL: Acho que o melhor foi a conquista de 2 Titulos em Simultaneo, o primeiro Titulo Europeu do Fernando Pimenta em 2007 e passado uma semana o primeiro Titulo de Campeão Nacional por Equipas. O pior foram muitos mas o que mais me custou foi ver o nosso material que tinhamos, a partir-se quase todo numas das cheias de Rio.

Blog: Tendo atletas que se estão a tornar referencias no desporto e na canoagem, como se consegue formar estes atletas?? Qual é o segredo?

HL: Não tenho segredos, quem me conhece sabe que os resultados são fruto de um trabalho preparado para as várias competições, adaptado as caracteristicas dos vários atletas e individualizado. Os atletas a cada passo são controlados a ver se esta a ter efeito o treino. O atleta deve ser rigoroso e exigente consigo proprio. Estar preparado para os sacrificios normais dos atletas que querem ter resultados como a alimentação, o repouso, a vontade. Com este trabalho tento sempre explicar e motivar os atletas para o treino.

Blog: Como é conhecido o Fernando Pimenta é a maior promessa (já confirmada) da canoagem nacional! Como é que vê o crescimento deste jovem como pessoa e como atleta?

HL: Sim o Fernando tem vindo a afirmar-se na Canoagem Nacional e Internacional. É um atleta que tem uma força de vontade muito grande e atendendo ás suas caracteristicas fisicas e a sua personalidade vai ser um Campeão. Como pessoa, como colega e atleta penso que é um exemplo para todos os atletas e desportistas. É um atleta muito humilde (não se gaba dos seus feitos), procura sempre ajudar, incentivar e mesmo apoiar os seus colegas. Como atleta ainda vai crescer mais já que apesar dos seus excelentes resultados é um atleta ainda em formação.

Blog: Quais as prespectivas futuras? Acha que entre as dezenas de jovens que praticam canoagem no clube, pode haver outro "Fernando Pimenta"?

HL: Diria que podem pelo menos ter atletas com caracteristicas do Fernando. O importante é que Ponte de Lima tenha as condições para praticar Canoagem e que estes atletas tenham muita força de Vontade.

Blog: Olhando para trás desde que é dirigente neste clube, sente orgulho naquilo que fez? Teria mudado alguma coisa se podesse voltar atrás?

HL: Depois de fazer-mos e vermos o resultado dizemos sempre que mudava-mos isto ou aquilo. Mas apesar de ás vezes errar-mos a fazer alguma coisa fico orgulhoso porque consegui com a ajuda da Direcção, atletas, apoiantes e técnicos por este Clube no caminho certo dos resultados, da formação e do Turismo Nautico.

Blog: Por último, o que tem a dizer aos jovens que agora estão no início da sua prática desportiva e em especial aos que praticam canoagem?

HL: Primeiro que numca deixem de praticar desporto ou canoagem ou mesmo outro desporto, que tenham no desporto uma força de melhorar a sua qualidade de vida e desta força aprender a ter regras e valores que tão importantes são hoje no nosso dia a dia. Se tiverem oportunidade de serem bons atletas que sejam determinados e que lutem por esse sonho.


O blog agradece, mais uma vez, ao CN de Ponte de Lima, na pessoa do Sr. Hélio Lucas, por todo o apoio na construção e evolução deste blog, e deseja boa sorte para o Campeonato do Mundo de Maratonas que está próximo!!

Sem comentários: