22 de novembro de 2010

Basquetebol

EDL vence derby limiano

"Num jogo que quase se pode dizer de carácter histórico, tendo em conta o facto de ter sido o primeiro derby entre equipas limianas no escalão sénior masculino da CNB2, a Escola Desportiva Limiana voltou este sábado aos triunfos, ao vencer em casa o Limianos/Intermarché por uns esclarecedores, 98-61.

Depois de duas derrotas consecutivas fora de casa frente a directos rivais na luta pelos primeiros lugares da classificação (uma no recinto dos bracarenses do GDAS por 88-85 e a outra no recinto dos vila-realenses do Diogo Cão por 92-78), a Escola Limiana defrontou o Limianos/Intermarché, mas desta vez, a história do encontro foi completamente diferente.

Num pavilhão cheio como há muito não se via num jogo de basquetebol, o que se viu foi uma partida dominada desde inicio até ao fim, sendo por isso sem surpresas que se chegou a final do encontro com uma elucidativa e significativa diferença de 37 pontos.

Ofensivamente com uma mesma toada ao longo de todo o encontro, toada essa com alguns momentos de relevante brilho técnico por parte de alguns dos jogadores, a Escola Limiana demonstrou sobretudo que o cliché de que a “defesa ganha jogos” não é um cliché, mas sim a mais pura das verdades, tendo em conta alguns momentos de incapacidade que a equipa do Limianos/Intermarché teve na hora de atacar o cesto, momentos esses bem aproveitados em contra-ataque pela Escola Limiana.
Numa primeira parte acelerada, competitiva e com réplica de parte a parte, se para os jogadores do Limianos/Intermarché a partida ainda não estava perdida, também para os jogadores da Escola Limiana a partida ainda não estava ganha.

Porém, com um excelente arranque após o descanso, seja defensiva e ofensivamente, a Escola Limiana fez disparar o marcador para uma diferença de pontos indiscutível e irrecuperável para o Limianos/Intermarché que aqui e ali, atenuava a diferença em algumas situações mas sem encurtar muito por aí além a diferença pontual que o marcador registava.

Com uma exibição de alto nível e com um trabalho irrepreensível a nível colectivo, visto que, houve uma permanente rotação entre todos os jogadores da Escola Limiana, sem que a toada baixasse de nível, foi com naturalidade que se verificou no final do encontro que o 3º lugar obtido pela Escola Limiana na época passada, não foi obra do acaso e que este ano, com mais experiência e mais maturação, pode-se esperar uma época no mínimo ao mesmo nível, tendo em conta que a grande maioria dos jogadores tem ainda margem de progressão e potencial para melhorar, como por exemplo, Duarte Lourenço (22 anos) e José Marinho (21 anos), talvez os dois melhores jogadores a destacar nesta partida em questão.

Em 2007/2008, foi a estreia da Escola Limiana na CNB2, sendo por isso destacar, devido a este certo ar de déjà-vu, a jovem aguerrida equipa do Limianos/Intermarché, constituída por bons e jovens jogadores, certamente que com ainda muitos anos de basquetebol pela frente.

Por fim, realce também para o desportivismo e fair-play que reinou durante toda a partida, entre os vários intervenientes, numa partida sem casos e que acabou com uma merecida e inteiramente justa vitória da Escola Limiana."
 
Notícia do site da Escola Desportiva Limiana.

Sem comentários: