22 de novembro de 2010

Canoagem

Vamos hoje publicar parte de uma entrevista com Nuno Barros, do CN de Ponte de Lima, realizada por um "grupo de Área de Projecto do 12º ano da turma E da Escola Secundária de Paços de Ferreira que tem como objectivo divulgar e valorizar os campeões não do mundo do futebol mas sim aqueles que Portugal “guarda na gaveta”. "

"O que o levou a experimentar fazer canoagem e com que idade?


Comecei aos 12 anos de idade e já faço à 16 anos canoagem; de alta competição faço à cerca de 14 anos. Começou com uma brincadeira de amigos: lembrámo-nos de ir experimentar, isto antes das férias de Verão. Eu continuei a ficar lá e a ir aos treinos. O meu colega envergou para outro lado e eu enverguei pelo mundo da canoagem e ainda lá estou até hoje.

Quando se integrou no mundo profissional, acha que teve apoios suficientes?


Não, nunca são suficientes, e em Portugal são muito necessitados, visto que, não criam as condições que se podem desenvolver nem há um trabalho base que possa desenvolver a modalidade e a canoa em si. Eu costumo comparar-nos com os nossos vizinhos espanhóis: muitas vezes vou treinar para lá porque têm muitas mais condições do que nós, só fazem canoagem, e aqui temos que se assimilar a vida profissional com a modalidade.

Considera que a modalidade que pratica é desvalorizada em Portugal?


Desvalorizado não… Acho que a nossa mentalidade neste aspecto ainda não é muito má, agora se calhar não é tão reconhecido quanto devia, porque eu tenho vários colegas que já tiveram varias medalhas a nível internacional, e o que eles tinham no passado é o que têm agora, assim como eu. O que fica são os títulos, de resto nada muda ou pouco muda.

Acha que os media tem alguma culpa pela falta de destaque que dão a certos desportos e não a outros?


Pessoalmente, acho que têm muita, não digo totalmente da culpa, mas cerca de 85% a 90% porque o resto têm a ver com políticas do nosso estado, governo, etc., porque as modalidades são aquilo que o governo investe; só crescem com o trabalho básico e com a divulgação e um boa campanha de marketing perante a sociedade."

A entrevista completa pode ser encontrada no blog "Orgulhosos Anónimos"nesta página.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito obrigada pelo apoio dado à nossa iniciativa e pela divulgação da mesma. É mesmo esse o nosso objectivo!