16 de dezembro de 2009

Natação

EDL com excelentes resultados no nacional de clubes!!

Nos dias 12 e 13 de Dezembro de 2009 decorreram, em Ponte de Sor, os Campeonatos Nacionais de Clubes da 3ª e 4ª Divisão de Natação. A Escola Desportiva Limiana esteve representada com a equipa masculina na 4ª divisão, enquanto a equipa a feminina competiu na 3ª divisão. Em cada divisão competiram 24 equipas nacionais. De referir que os quadros competitivos da Federação Portuguesa de Natação, são constituídos por oito equipas na 1ª Divisão, 16 equipas na 2ª Divisão e 24 nas duas divisões restantes (3ª e 4ª Divisão).~

É exactamente neste patamar que se encontram colocadas as duas equipas (masculina e feminina) da Escola Desportiva Limiana.
Foi mais uma dupla jornada de grande desempenho por parte de todos os nadadores da EDL e de afirmação da natação Limiana no contexto da natação nacional. As equipas eram constituídas pelos seguintes nadadores: Equipa Feminina: Joana Mendes, Sandra Velho, Carolina Quintela, Inês Sousa, Maria Magalhães, Ariana Amorim, Rita Reis e Margarida Monteiro. A equipa masculina era constituída pelos seguintes nadadores: José Costa, Bruno Alves, Francisco Matos, Duarte Pires, Tiago Mendes, Ricardo Magina, Francisco Castro e João Ricardo.

Todos os nadadores tiveram um excelente desempenho (alguns mesmo o melhor de sempre) melhorando as suas marcas pessoais e contribuindo da melhor forma para o resultado da equipa. A equipa feminina conseguiu garantir a permanência na 3ª Divisão Nacional (pela primeira vez na história da natação limiana) ao classificar-se em 18º lugar.

Esta posição foi conseguida à custa de muito sofrimento e entrega de todas as nadadoras. De referir que é uma equipa com alguma experiência nestes campeonatos, pois para além de duas atletas (Rita Reis – que ingressou este ano nas fileiras da EDL, proveniente do Clube de Natação dos Arcos de Valdevez e de Margarida Monteiro – atleta das camadas mais jovens da EDL – Infantil A – mas que garantiu com todo o mérito o seu lugar na Equipa; todas as restantes atletas já realizaram várias participações nestes campeonatos. Sem dúvida que as duas atletas estreantes vieram trazer à equipa um acrescento de qualidade que teve bastante peso na classificação final alcançada.

A equipa masculina, que competiu na 4ª Divisão, ficou classificada na 6ª posição. Foram uns Campeonatos bastante disputados e com equipas de enorme qualidade, em que só com um grande desempenho de todos e sem qualquer falha (nenhum atleta limiano foi desclassificado), seria possível atingir tal classificação. Os atletas masculinos da EDL obtiveram os seus melhores tempos de sempre, o que diz bem da excelência do seu desempenho.

Foi sem dúvida mais um grande momento para todos os nadadores, assim como para todos os que estão, de qualquer forma, ligados à natação da EDL. Todo o espírito de sacrifício, a capacidade de superação, a entreajuda e o espírito de equipa demonstrado, deixa os responsáveis da equipa completamente satisfeitos, e com a certeza de que fazer melhor seria de todo impossível. Todos os nadadores estiveram ao seu melhor, sendo sem dúvida o melhor momento da época para todos até ao momento.

Também pelas características particulares destes campeonatos (em que os nadadores somam pontos para a classificação da Equipa) levou a que se criasse um ambiente especial entre os nadadores que levou a que o seu desempenho fosse ainda mais extraordinário. Dificilmente estas provas serão esquecidas da memória de todos os que estiveram presentes em Ponte de Sor.

No próximo fim-de-semana realizar-se-á a última prova de 2009 – Torneio de fundo de Infantis na Piscina de Arcos de Valdevez – em que a EDL estará presente com 9 atletas e realiza-se ainda a Tradicional Festa de Natal da Escola de Natação da EDL na Piscina Municipal de Ponte de Lima (sábado às 15 horas).

Notícia do site da EDL.

Sem comentários: