28 de setembro de 2011

Canoagem

I Descida Turística do Rio Lima em Ponte de Lima reúne 162 participantes



Ponte de Lima acolheu no passado sábado, dia 24 de Setembro, a I Descida Turística do Rio Lima. A iniciativa foi promovida conjuntamente pelo Clube Náutico de Ponte de Lima e pela Câmara Municipal, contando ainda com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), no âmbito do projecto NEA 2 – Nautisme Espace Atlantique.

Centrado numa das actividades de maior relevância do concelho de Ponte de Lima, a canoagem, a I Descida Turística do Rio Lima foi sem dúvida um evento de valorização, aproveitamento a divulgação dos desportos e actividades náuticas que estão em forte expansão no Alto Minho.

Num total de 162 participantes naquela que foi a maior descida de Rio organizada pelo Clube Náutico, estes puderam vivenciar uma experiencia inesquecível, rica em aventura e adrenalina, vivenciando um percurso com uma paisagem fantástica.


Os participantes, para a actividade, reuniram-se em Ponte de Lima onde seguiram em autocarros e carrinhas para Ponte da Barca onde se deu inicio à respectiva descida. Após breve apresentação da actividade pelos organizadores e algumas normas de segurança deu-se inicio à descida onde se viveu um espectáculo único de cor e movimento com todos os participantes a embarcarem e a iniciarem a respectiva descida. A actividade demorou cerca de 2 horas num percurso de 6 Kms até a localidade de S. Martinho da Gandra. Foi recheado de momentos de grande adrenalina principalmente na transposição de alguns açudes e também onde se notou um grande convívio e interacção entre todos os participantes. De realçar a presença dos Campeões Europeus e Mundial Fernando Pimenta e Nuno Barros que participaram na respectiva descida de Rio. A descida terminou com um lanche em S. Martinho e o regresso ao Centro Náutico de Ponte de Lima. No próximo ano a organização espera repetir este evento que na sua primeira iniciativa foi já um sucesso.

O NEA 2 é um projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico 2007-2013, que reúne 24 parceiros de grandes regiões atlânticas (Midwest, Dublin, Baixa‐Normandia, Bretanha, A Mancha, Pays de la Loire, Norte e Centro de Portugal, Galiza, Andaluzia, Cornualha e Devon), tendo em vista o desenvolvimento da náutica no Espaço Atlântico.

Notícia: CN Ponte de Lima

Sem comentários: