6 de junho de 2009

Entrevista com Fernando Pimenta

Vamos hoje publicar a primeira de algumas entrevistas rápidas a atletas que se estão a destacar no desporto limiano. Começamos naturalmente naquele que é talvez um dos maiores atletas limianos de todos os tempos e um dos maiores canoístas portugueses.
Falamos então com Fernando Pimenta, natural de Ponte de Lima e que representa o CN de Ponte de Lima...

Antes de mais queremos agradecer ao Fernando o tempo que disponibilizou, entre provas e a sua vida pessoal para nos responder a algumas questões.

Desporto em Ponte de Lima - Como começou a paixão por este desporto?
Fernando Pimenta - Começou tudo numa pequena brincadeira de Verão.

DPL - O que mais te cativa na prática pela canoagem?
FP - Posso dizer que é todo o convívio com a natureza.

DPL - Quando é que percebes-te que tinhas futuro ao mais alto nível na canoagem?
FP - Depois de ter sido medalha de ouro em K4 500 metros e agora mais recentemente na Taça do Mundo.

DPL - Qual foi o teu melhor momento desportivo até agora? E o pior? Porquê?
FP - O melhor... tenho vários, dentro dos quais a minha primeira medalha internacional e nacional, quando fui campeão europeu e quando venci o Emanuel Silva pela primeira vez.
O pior fui quando venci um controlo de 2000 metros e me esqueci de presar o barco e fui desqualificado.

DPL - O que é que te dá força para continuares a praticar este desporto ao mais alto nível?
FP - Posso dizer que o que me dá força são os meus amigos, colegas, o meu treinador e a minha família.

DPL - Quais os planos futuros a nível desportivo e quais os objectivos que gostavas de cumprir?
FP - Não tenho grandes planos, deixo sempre isso ao critério do meu treinador Hélio Lucas, pois ele é que faz todo o planeamento. Quanto a mim é treinar para melhorar os meus tempos e resultados nas distâncias olímpicas.

DPL - No desporto qual é a pessoa que mais admiras e porquê?
FP - Tenho várias, pois todos aqueles que se dedicam de corpo e alma ao seu trabalho, que se sacrifiam e abdicam de muitas coisas, dentro das quais estar com a família e amigos, merecem sempre ser reconhecidos e admirados!

DPL - O que pensas do facto da tua irmã estar a seguir as tuas pisadas? Achas que és um exemplo para ela?
FP - Penso que não pois eu ainda sou muito novo e ela também é muito nova, por isso é deixar as coisas se desenvolverem a seu ritmo...

DPL - Por último, o que dirias a todos os jovens limianos que estão a começar a praticar desporto agora, e em especial a canoagem?
FP - Diria que para se ter resultados é preciso muito sacrifício, muita humildade e trabalho, porque nem sempre as coisas correm bem e como nós queremos mas nunca podemos desistir nem baixar os braços...

Agradecemos mais uma vez ao Fernando o tempo que disponibilizou e desejamos desde já boa sorte em todas as suas provas e ficamos com a certeza que no futuro poderemos publicar outra entrevistas, mas desta feita com o Fernando em mais altos voos...

Sem comentários: