4 de março de 2010

Columbofilia

Columbofilia: o que é??

Vamos hoje dar início a mais um desporto aqui no blog. Um desporto ainda pouco conhecido, mas curiosamente, é o segundo desporto com mais praticantes em Portugal!!

A columbofilia é a arte de criar pombos-correio que realizam competições e exposições pelo mundo todo. Bem diferentes dos pombos de cidade, conhecidos por causarem freqüentes incômodos de ordem sanitária, os pombos-correio são 100 % saúde porque são competidores altamente treinados, capazes de alcançar distâncias de 800 km numa velocidade maior do que 100 km/h.

Vamos agora explicar em que consiste, numa breve explicação, este desporto:

Cada columbófilo tem os seus próprios pombos onde os voa á volta do pombal diariamente, como acontece num treino de qualquer tipo de desporto, tratando-os durante a semana, dando vitaminas, alimentando-os da melhor forma para que no dia do concurso estes estejam na sua máxima força e forma. Tal como acontece no futebol (jogadores durante a semana treinam para no fim de semana jogarem), os pombos durante a semana são treinados à volta do pombal e no final da semana são encestados, isto é, postos em cestos próprios para pombos. Depois cada grupo, neste caso o Grupo Columbófilo Limiano, encarrega-se de levar os pombos para o distrito (Viana do Castelo), onde são postos num camião tire juntamente com o resto dos pombos de todo o distrito. Depois de todos os grupos ou associações do distrito terem entregue os pombos, este são levados para o local de solta. Vamos imaginar este próximo concurso que é Pegões. O camião do distrito leva todos os pombos para Pegões, estes são soltos lá. E a magia deste desporto é como é que os pombos voltam para casa... Depois é ver quais os pombos mais rápidos a fazer a viagem. Os pombos são soltos sempre de manhã e geralmente o mais cedo possível.

Muitas pessoas devem agora perguntar: e como se sabe quem ganhou?? Mas as casas não estão todas nos mesmos sítios...

Realmente são boas perguntas mas que têm resposta...

Em casa (pombal) existe um aparelho que regista a entrada do pombo (data e hora) e o número do pombo que é o seu B.I. Existe também os relógios manuais que o columbófilo tem que estar a espera que o pombo chegue, para depois lhe retirar uma anilha e colocar num relógio onde comprova a hora e a data da chegada.
Quanto á distância das casa também é muito simples: nesse caso é dado um desconto de tempo referente á média do pombo e á distância do pombal ao local de solta. Este é um processo informático que dá de imediato quem são os vencedores da prova!

Á primeira vista parece um desporto complexo, mas ao mesmo tempo bastante interessante!

Vamos deixar aqui algumas páginas existentes na internet para melhor perceberem este desporto:

Endereços de columbófilos Limianos:
http://www.irmaospereira.loftgest.com/
http://albertobrito.no.sapo.pt/
http://www.joaoeandre.loftgest.com/
http://www.profpereira.loftgest.com/
http://www.jjbcostinha.speedlofts.com/tab.php?tab=6697&id=jjbcostinha

Endereço do Grupo Columbófilo Limiano:
http://www.limiano.columbofilia.net/

Endereço da Associação Columbófila do Distrito de Viana do Castelo:
http://www.acdvianadocastelo.columbofilia.net/

Endereço da Federação Portuguesa de Columbofilia:

http://www.fpcolumbofilia.pt/

A próxima prova deste desporto será em Pegões no próximo domingo, dia 07 de Março numa distância de 330 km, na especialidade de meio-fundo!

O blog agradece ao Sr. João Costa pela ajuda que nos deu na publicação deste artigo, assim como agradece por ter disponibilizado o seu tempo para nos ajudar na divulgação deste desporto!

Desde já um muito obrigado!!

Sem comentários: