24 de março de 2010

Natação

EDL em força no Campeonato Regional!!

Decorreu durante os dias 19, 20 e 21 de Março o Campeonato Regional de Juniores e Seniores da Associação de Natação do Minho, prova realizada em conjunto com a Associação de Natação do Norte de Portugal, e que teve lugar no Complexo de Piscinas da Póvoa do Varzim. Esta prova contou com a presença de 254 nadadores em representação de 24 Clubes. A EDL esteve presente com treze atletas, a saber: Joana Mendes, Sandra Velho, Maria Magalhães, Francisca Fernandes, Inês Sousa, Carolina Quintela, Ariana Amorim, Rita Reis, Bruno Alves, Francisco Matos, Duarte Pires, João Costa e Rui Dantas.

Este Campeonato foi mais um momento de afirmação da natação limiana, pois o balanço final é significativamente positivo, tendo sido alcançados os seguintes resultados: 20 Títulos de Campeão Regional, 6 Títulos de Vice-campeão Regional, 35 pódios alcançados, 11 Tac’s (três atletas apurados) para o Campeonato Nacional de Juniores e Seniores a realizar na Piscina Olímpica de Coimbra, em meados de Abril.

A nível de Campeões Regionais foram dez os atletas Limarenses que obtiveram tal título, a saber: Joana Mendes, Sandra Velho, Maria Magalhães, Francisca Fernandes, Inês Sousa, Carolina Quintela, Rita Reis, Bruno Alves, Francisco Matos e Duarte Pires.

Todos os atletas deram o melhor de si no sentido de alcançarem o melhor tempo em cada uma das provas que realizavam, os tempos permitiram depois obter estas classificações que agora deram estes resultados e que muito em breve permitiram lutar pelos lugares cimeiros no Campeonato Nacional.

Fazer balanços destes, refere Luís Meira (treinador da Equipa de Competição de Natação da EDL) não é nada custoso, bem pelo contrário até é bastante gratificante e legitima todo o trabalho que vem sendo feito pelos nadadores, bem como todo o esforço por parte da Direcção em proporcionar as melhores condições de treino a atletas e equipa técnica; como é o caso do treino realizado em piscina de 50 metros. O que custa é treinar, todos os dias com qualidade, dedicação e afinco (inclusive às sete da manhã – duas vezes por semana), de maneira a que estes balanços sejam possíveis de se realizar. Não esquecer que para além de excelentes atletas (nadadores), estes jovens limianos têm a sua vida pessoal, em que também têm aulas (12º ano), testes, família, amigos, actividades de lazer, etc.… e conseguir conciliar tudo isto sem descurar nenhuma das partes, implica grandes estratégias de Gestão, dignas de um Doutoramento. E claro que para além disso gostar muito daquilo que se faz.

Em termos individuais o destaque vai para Maria Magalhães que venceu todas as provas que realizou em termos individuais (50, 100, 200, 400, 800 livres e 200 estilos) e de estafetas. Para além da obtenção de 10 títulos de Campeã Regional obteve ainda um total de 5 Tac’s para o Campeonato Nacional. Destaque ainda para Duarte Pires que obteve 4 títulos de Campeão Regional (200 mariposa, 50 bruços, 200 e 400 estilos) e 5 tac’s para participar no Campeonato Nacional e para Rita Reis que obteve 3 Títulos de Campeã Regional (50 livres, 50 e 100 Costas) e um tac para participar no Campeonato Nacional.

No total a EDL estará representada com três atletas no Campeonato Nacional e que irão competir num total de onze provas. De referir que outros atletas ficaram pertíssimo da obtenção dos tempos mínimos de participação (ex: Bruno Alves) mas que fruto de várias motivos, entre os quais a proibição dos fatos, tais tempos não foram alcançados.

Para o treinador Luís Meira, este excelente desempenho já seria de esperar, mas não a um nível tão elevado. Em provas realizadas recentemente, mais concretamente no Meeting Internacional da Póvoa do Varzim a prestação dos nossos atletas deixava antever que estávamos a caminhar no sentido correcto em termos de preparação. Para além desses desempenhos, quem lida todos os dias com os atletas nos treinos e observa a forma motivada e profissional com que executam cada tarefa proposta, podia estar bem certo de que algo de bom estaria para acontecer. Mas volto a referir, não esperava a um nível tão elevado…Os atletas superaram-se e aproveitaram o momento para retirar aos seus tempos cada décimo de segundo que era possível. A preparação irá continuar, pois depois de realizar-mos os melhores Regionais de que há memória para as cores Limianas, pretendemos agora realizar os Nacionais ao mesmo nível, em Coimbra nos próximos dias 9, 10 e 11 de Março.

No próximo fim-de-semana, dias 27 e 28 de Março realiza-se na piscina Municipal de Ponte de Lima o Torneio “Torregri de Verão”, organizado pela Associação de Natação do Minho e destinado ao escalão de Cadetes. A EDL estará representada pela sua equipa deste escalão que conta com os seguintes elementos: Ana Sousa, Mariana Sousa, Bruna Rebelo, Carolina Silva, Sofia Fernandes, Mariana Vieira, Francisco Pereira, Marcos Gonçalves, Pedro Costa, Gonçalo Lima, Renato Amorim, Rodrigo Lima, Rafael Gonçalves. A prova realiza-se no sábado a partir das 15h30m e no Domingo a partir das 9h30m. Espera-se mais um excelente momento de promoção da natação e do nome de Ponte de Lima.

Notícia do site da EDL.

Sem comentários: