14 de abril de 2010

Natação

Palavras para quê...


"A natação da Escola Desportiva Limiana e os seus atletas, Maria Magalhães e Duarte Pires, voltaram a fazer história na Natação Nacional. Com efeito, nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores, realizados no Complexo Olímpico de Coimbra nos dias 9, 10 e 11 de Abril, estes atletas voltaram a obter classificações de grande relevo. A prova contava com a presença de 387 atletas oriundos de todo o país em representação de 62 clubes e afigurava-se como o momento mais importante da época de Inverno que agora finda. Toda a preparação foi realizada em função da participação nestes campeonatos e os nadadores da EDL voltaram a justificar todo o investimento (quer pessoal, quer do Clube) colocado na sua preparação. Com efeito, a realização de treinos bidiários três vezes por semana, a realização de treinos em piscina de 50 metros na piscina da Póvoa do Varzim, os treinos realizados durante o fim-de-semana de Páscoa, os treinos realizados às sete da manhã, e o esforço que colocam em cada tarefa de treino foram completamente compensados pelos resultados obtidos.

O grande destaque tem de ser dado a Maria Magalhães pois acabou de realizar os seus melhores Campeonatos Nacionais de sempre. Após várias participações em Campeonatos Nacionais e muitas classificações meritórias, acabou de realizar a sua melhor classificação de sempre com o 4º lugar obtido na prova de 1500 livres. Quando estamos a falar do escalão sénior e numa prova como o Campeonato Nacional em que todos os atletas estão ao seu melhor nível, este resultado assume contornos de enorme dimensão. Todo o seu percurso como atleta fala por si, assim como a enorme aplicação que coloca em cada tarefa proposta pelo seu treinador. È sem dúvida um grande exemplo e uma referência para toda a equipa, assim como o atleta Duarte Pires, nomeadamente para os atletas mais jovens que vêm neles tudo aquilo que um grande atleta pode e deve ter.

Não tenhamos dúvidas que o superar de adversários oriundos de todo o país, que pertencem aos melhores Clubes Nacionais (Benfica, FC Porto, Sporting, Nacional, Belenenses, Amadora, etc), que possuem, as melhores piscinas para treinar, muitas vezes com piscina de 50 metros do próprio clube, com as melhores condições de treino que um atleta pode desejar, com prémios de desempenho, e com grandes atletas como referência dentro do próprio clube; não é tarefa menor, o que é certo é que com a realidade da Natação Limiana, isto foi conseguido, e agora é hora de festejar esta enorme conquista.
Os atletas limarenses estavam inscritos em 9 provas do programa, a saber: Maria Magalhães – 200, 400, 800 e 1500 livres; e Duarte Pires nos 400 Estilos, 200 Estilos, 50, 100 e 200 Bruços. Os resultados e classificações obtidas foram os seguintes: Maria Magalhães 4º lugar nos 1500 com o tempo de 18m08s20, 6º lugar nos 800 livres com o tempo de 9m29s57, 7º lugar nos 400 livres com o tempo de 4m37s59 e 15º lugar nos 200 livres com 2m13s32. Duarte Pires ficou em 9º lugar nos 200 Estilos com 2m16s96, 10º lugar nos 100 e 200 bruços com 1m10s68 e 2m37s76 respectivamente 11º lugar nos 400 Estilos com 4m50s96 e 15º lugar nos 50 bruços com 33s53.
Estes atletas iniciaram a prática desta modalidade acerca de dez anos, treinam ininterruptamente na Piscina Municipal de Ponte de Lima desde essa data (sempre com o mesmo treinador), e a a obtenção destes resultados é sem sombra de dúvida o justificar de todos os esforços por si realizados, assim como o dos seus pais, e de todas as pessoas que o rodeiam."

Notícia do site da EDL.

Nota: O blog dá os parabéns a todos os atletas, assim como ao clube, que muito bons resultados tem obtido ao longo deste ano, e que muito tem feito pelo desporto em Ponte de Lima!!

Sem comentários: