30 de agosto de 2011

Ciclismo

Limiano Carlos Castro no Mundial de BTT

"Os ciclistas minhotos Diogo Figueiredo e Carlos Castro vão participar, em representação da Selecção Nacional, no Campeonato do Mundo de BTT que se disputará em Champéry (Suíça), de 31 de Agosto a 4 de Setembro. Gonçalo Amado, David Rosa, Tiago Ferreira, Mário Costa, Ricardo Marinheiro, Francisco Pardal, Emanuel Pombo e Daniel Pombo são os restantes seleccionados.

A Selecção Nacional/Liberty Seguros estará representado no Campeonato do Mundo de BTT por dez corredores, distribuídos pelas disciplinas de Cross Country olímpico (XCO) e de Downhill (DHI).
O seleccionador nacional, Pedro Vigário, chamou para este importante compromisso seis corredores de XCO e quatro de DHI.

Na disciplina principal do BTT, aquela que faz parte do programa dos Jogos Olímpicos, a formação lusa será representada pelos ciclistas de elite David Rosa (Swift/Carboom/Prototype) e Tiago Ferreira (BTT Seia), pelos sub-23 Mário Costa (ASC/Bravus Curas) e Ricardo Marinheiro (TX Active Bianchi). Pedro Vigário convocou ainda do escalão de juniores o minhoto Diogo Figueiredo (JUM Marinhas) e minhoto “por adopção” - que também se iniciou no ciclismo em provas da Associação de Ciclismo do Minho - Gonçalo Amado (Team Bicivendas/ADS Maia).

A equipa de DHI será composta por um trio de elite, Francisco Pardal (Movefree/Specialized), Emanuel Pombo e Daniel Pombo (Liberty Seguros/Specialized), e por um piloto júnior, o minhoto Carlos Castro (Team Bike Zone).

“Vamos participar na melhor competição de BTT mundial, num circuito exigentíssimo, quer técnica quer fisicamente, num país que é a referência mundial do BTT. A motivação do grupo é forte, vamos tentar melhorar as performances obtidas até aqui”, afirma Pedro Vigário.
Natural de Esposende, Diogo Figueiredo iniciou a carreira desportiva na Associação Desportiva de Esposende. Vice-Campeão nacional de BTT XCO em 2011 e Campeão Regional do Minho em 2010 (cadetes), Diogo Figueiredo compete em BTT e ciclismo de estrada, representando, respectivamente, as equipas minhotas JUM Marinhas e CCBarcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea.

Carlos Castro é natural de Ponte de Lima e começou a competir como individual no Campeonato Regional do Minho de BTT - Down Hill, tendo também disputado a Taça de Portugal da especialidade. No ano passado representou a equipa Team Commençal / SRAM e em 2011 transitou para a formação Team Bike Zone, sediada em Guimarães.

Gonçalo Amado iniciou-se no ciclismo nas provas de BTT organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho, sendo igualmente uma das promessas do ciclismo nacional. Campeão Nacional de BTT XCO em 2011 (juniores) e 2010 (cadetes), Gonçalo Amado também tem averbado excelentes resultados em ciclismo de estrada, representando actualmente o Crédito Agrícola/Alcobaça CC nesta vertente e o Team/Bicivendas - ADS Maia, uma das muitas equipas filiadas na Associação de Ciclismo do Minho, em BTT."

Sem comentários: