15 de julho de 2012

Hóquei em Patins

"TENHO UM GRANDE ORGULHO DE SER TRATADO COMO UM VERDADEIRO LIMIANO"

Foto: Filipe André Carneiro

Vamos hoje publicar uma entrevista realizada com Filipe André Carneiro, um nome bem conhecido dos adeptos limianos no que diz respeito ao hóquei em patins. Filipe Carneiro acabou a sua carreira de jogador, e  está de saída do clube de Ponte de Lima para enfrentar novos desafios como treinador, sendo que o blog "Desporto em Ponte de Lima" não podia deixar de falar com uma das pessoas que mais fez pelo desporto limiano nos últimos anos...

DPL - Acabada a carreira de jogador, fizes-te praticamente toda a carreira como sénior da AD "Os Limianos", sendo uma das pessoas mais queridas, se não mesmo a mais querida, por parte dos adeptos limianos. Que sentimento tens em relação a esse facto? Sentes que és um dos grandes responsáveis pela evolução do clube nos últimos anos?

Carneiro - A forma como as pessoas me acarinharam desde o primeiro segundo em que vesti a camisola da AD "Os Limianos" foi determinante para o desenvolvimento dessa “relação” e senti desde esse momento que teria de dar tudo de mim para poder contribuir para a evolução desse grande clube. Ser acarinhado e reconhecido por toda a massa adepta da AD”Os Limianos” é sem dúvida uma excelente sensação e só fez com que cada vez mais tivesse vontade de trabalhar em prol do desenvolvimento do clube. Quanto à evolução do clube durante os últimos anos, penso que todos fomos responsáveis, desde os que ainda estão no clube, aos que por lá passaram, foram todos fundamentais para esse crescimento, que espero eu, não fique por aqui.

DPL - Passas-te cinco anos a jogar em Ponte de Lima. Quando cá chegas-te com que objectivo vinhas? Passados estes anos sentes orgulho pelo percurso que fizes-te?

Carneiro - Quando cheguei a Ponte de Lima, o clube tinha acabado de subir à 2ª Divisão Nacional, e era apontado como o grande favorito à descida de divisão. Penso que nessa altura poucos acreditavam na força da AD ”Os Limianos” mas tendo em conta que já conhecia parte do plantel sabia que ia encontrar um grupo com objectivos ambiciosos, foi por esse facto que aceitei na altura abraçar o projecto que me foi apresentado. A nível individual não tinha grandes expectativas quando cheguei, apenas queria procurar o meu espaço e agarrar as oportunidades, felizmente esse ano correu-me na perfeição e foi a época que mais minutos somei na baliza enquanto jogador sénior. Penso que a partir desse ano todos começaram acreditar que era possível irmos mais longe e sem duvida que os objectivos foram crescendo no seio do grupo, até que conseguimos a histórica subida da AD”Os Limianos” à Primeira Divisão Nacional, a primeira no palmarés do clube. Depois de todos estes anos obviamente que sinto um orgulho enorme por ter contribuído para a alegria de milhares de Limianos que sempre nos apoiaram ao longo de todo o percurso.


DPL - Sentes alguma mágoa por, em algumas épocas, não teres jogado tanto como se calhar gostavas?

Carneiro - Quando trabalhamos com empenho e dedicação temos sempre o objectivo de jogar o maior número de minutos possíveis, mas essas escolhas ficam para os treinadores e nós concordando ou não com elas temos de as respeitar e demonstrar nos treinos que merecemos as oportunidades. Não sinto qualquer mágoa por em algumas épocas ter jogado menos do que aquilo que pretendia. Mas no último ano senti-me de alguma forma triste e desmotivado, pois apresentaram-me um projecto e frisaram a minha importância no sucesso dele e com o decorrer da época senti precisamente o contrário. A vida continua e temos de olhar em frente e procurar sempre superar as dificuldades.

DPL - Tives-te alguns convites para sair ao longo destes anos. Sentes-te arrependido de não ter aceito algum deles?

Carneiro - Sim, tive de facto alguns convites para sair nas ultimas épocas, que acabei por recusar. E agradeço desde já todos aqueles que reconheceram o meu valor ao longo desse tempo. Mesmo assim acabei por colocar sempre a AD ”Os Limianos” em primeiro lugar, por acreditar nas pessoas que conduzem o clube, por ter um carinho e um respeito muito grande por todos os adeptos e por sentir que de alguma forma era útil no grupo de trabalho. Senti nessas alturas que não era a hora de abandonar o clube e obviamente não me sinto arrependido disso, bem pelo contrário.

DPL - Agora acabada a carreira como jogador, o próximo passo é a carreira de treinador! Quais são os teus objectivos? Que projectos tens em mão?

Carneiro - Já há algum tempo que tinha em mente começar uma carreira a treinador, uma vez que os meus objectivos como jogador estavam praticamente alcançados e até excederam as minhas expectativas. Tive a oportunidade de começar a ter o gostinho no CARTaipense onde orientei na altura os infantis e escolares desse mesmo clube, depois parei um ano e surgiu a oportunidade na AD”Os Limianos” de treinar alguns escalões de formação e aí comecei a empenhar-me mais profundamente nessa tarefa.

Enquanto treinador, vou procurar sempre, aprender mais de ano para ano e tentar de alguma forma enriquecer o meu saber acerca do hóquei em patins com as pessoas com quem vou ter oportunidade de trabalhar. Em questão de metas, como qualquer treinador ambicioso, gostaria de um dia treinar uma equipa de 1ª Divisão e conquistar titulos. Mas tenho consciencia que até lá terei um longo percurso a fazer e terei ainda que investir muito na minha formação enquanto técnico. Daí também ter aceite o convite do HCBraga para fazer parte da equipa técnica das camadas jovens na próxima época. Além de ser um clube com uma mentalidade vencedora terei a oportunidade de trabalhar e evoluir como treinador com uma pessoa que conheço bem, que foi talvez o grande culpado da minha vontade de ser treinador uma vez que fui treinado nas camadas jovens por ele, de quem admiro muito o seu trabalho, que é o Vitor Silva.

DPL - Treinas-te algumas equipas das camadas jovens da AD "Os Limianos". Achas que num futuro próximo podemos ter mais jogadores da "casa" no plantel principal?

Carneiro - Se o clube continuar a trabalhar da mesma forma que fez nestes últimos dois, três anos e tiver o apoio do Municipio para dar cada vez mais e melhores condições aos atletas acredito que num periodo de médio prazo, a AD”Os Limianos” poderá ter no seu plantel um grande número de jogadores da sua “cantera”. Mas para isso será preciso mudar-se ainda mais as mentalidade, trabalhar mais horas, ter mais apoios e as pessoas acreditarem profundamente que o Hoquei em Patins já se instalou na vila de Ponte de Lima. Obviamente que isso vai levar algum tempo e as pessoas terão de ter paciência para colher esses frutos, mas acredito que a formação está no bom caminho e isso comprova-se pelo aumento do número de praticantes de hóquei em patins nos últimos anos na AD”Os Limianos e pela evolução de resultados que estão comprovados nas prestações das equipas da formação nos campeonatos que tem participado.

DPL - Apesar de teres nascido em Barcelos, sentes-te como um verdadeiro limiano?

Carneiro - Essa pergunta é dificil de responder, acho que só as pessoas de Ponte de Lima o poderão dizer com exactidão. Lol. Com o passar do tempo senti e sinto que de alguma forma a minha ligação a Ponte de Lima é enorme. E não tenho dúvidas nenhumas que estou mais envolvido emocionalmente com Ponte de Lima do que à terra onde nasci. Tenho um grande orgulho de ser tratado como um verdadeiro limiano e sinto que embora não seja de gema fui bem adoptado, sinto-me em casa quando os meus olhos alcansam o Rio Lima. Como diz o ditado, "quem gosta vem quem ama fica", e jamais irei perder todas as ligações que orgulhosamente tenho a Ponte de Lima.

DPL - Por último, que palavras deixas aos adeptos limianos depois de tudo o que fizes-te por este clube?

Carneiro - Aos adeptos Limianos, peço que continuem a apoiar o clube da mesma forma ou ainda de forma mais fiel do que o fizeram ao longo deste anos todos. O clube tem mistica e as pessoas têm de acreditar que sem adeptos a AD”Os Limianos” não é tão forte. Não podia deixar de dar também uma palavra aos Ultra Limianos, que foram sempre enormes no apoio ao clube, que foram também os grandes responsáveis pela caminhada notável do clube ao longo destes anos e que percebam que ao apoiar a equipa, quer esteja a correr bem ou correr mal, estão a introduzir uma grande dose de confiança e motivação aos jogadores que estão dentro do ringue. Os votos de muito sucesso a AD”Os Limianos” e obrigado por tudo o que me proporcionaram ao longo desta minha passagem.

O blog "Desporto em Ponte de Lima" agradece a disponibilidade do Filipe Carneiro, desejando-lhe toda a sorte do mundo nesta nova etapa!

Sem comentários: