30 de julho de 2012

Natação

ATLETAS LIMIANOS BRIHAM NO CAMPEONATO NACIONAL


A natação da Escola Desportiva Limiana e os seus atletas, Margarida Monteiro, Viviana Pinto e Daniel Lago, voltaram a fazer história na Natação Nacional. Com efeito, nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos, realizados no Complexo Olímpico do Jamor – Oeiras – entre 26 e 29 de julho, estes atletas voltaram a obter classificações de grande relevo. A prova contava com a presença de 595 atletas oriundos de todo o país e alguns estrangeiros (Italianos, Suecos, Franceses e Americanos) em representação de 95 clubes e afigurava-se como o momento mais importante da época que agora finda. Toda a preparação foi realizada em função da participação nestes campeonatos e os nadadores da EDL voltaram a justificar todo o investimento (quer pessoal, quer do Clube, quer dos próprios pais) colocado na sua preparação. Com efeito, a realização de treinos bi-diários duas vezes por semana, a realização de treinos em piscina de 50 metros na piscina de Vila Praia de Âncora, os treinos realizados às sete da manhã, e o esforço que colocam em cada tarefa de treino foram completamente compensados pelos resultados obtidos.

O grande destaque tem de ser dado a Margarida Monteiro pois obteve um excelente 5º lugar no Nacional de Absolutos e apurou-se para nadar a Final A do campeonato (o objetivo mais ambicioso que tinha estipulado). Quando estamos a falar do escalão Absoluto (que engloba atletas juniores e séniores) e numa prova como o Campeonato Nacional em que todos os atletas estão ao seu melhor nível, este resultado assume contornos de enorme dimensão. Todo o seu percurso como atleta tem sido realizado de uma forma bastante consistente, tendo agora atingido um patamar de excelência que contudo quer ainda superar. A subida ao pódio no Campeonato Nacional de Juniores de Inverno foi sem dúvida o grande momento da época, mas este resultado agora atingido no Jamor é também de dimensão semelhante; contando apenas com as atletas do escalão júnior a atleta limiana teria ficado em 2º lugar nacional.

Em grande destaque esteve também o atleta Daniel Lago Pinto, escalão de juvenil, que melhorou em dois segundos o seu recorde pessoal aos 200 metros bruços, tendo com isso obtido a sua melhor classificação nacional de sempre, conseguindo um honroso 10º lugar no Campeonato Nacional. Se no ano passado tinha sido 17º classificado, no Campeonato Nacional de Inverno (Março) tinha ficado em 14º lugar e agora entrar nos dez primeiros é sem dúvida uma grande evolução que premeia a dedicação, o esforço e vontade de treinar que sempre tem revelado. É um atleta que cumpre escrupulosamente todas as tarefas de treino, e que encara a competição como o momento de tirar proveito de todos os esforços realizados.

Bastante bem, esteve a atleta Viviana Pinto, que competiu na prova de 200 mariposa e se classificou em 8º lugar Nacional. Não é a sua melhor classificação de sempre (já obteve um 4º lugar Nacional), mas é uma grande evolução em relação à prestação que obteve no Campeonato Nacional de Inverno, tendo agora melhorado 5 segundos no seu tempo. Não foi uma época fácil para a atleta nem para quem lida com ela todos os dias (pais, treinadores e colegas de equipa) pois foi assolada por uma arreliadora lesão que a impediu de treinar ao longo de grande parte da época; contudo a mesma sempre demonstrou vontade, empenho, espírito de sacrifício e motivação para continuar a competir e dar o melhor de si (quer em provas regionais ou nacionais) de maneira a contribuir para o engrandecimento do Clube e da modalidade em Ponte de Lima.

Não tenhamos dúvidas que o superar de adversários oriundos de todo o país, que pertencem aos melhores Clubes Nacionais (Benfica, FC Porto, Sporting, Nacional, Marítimo, Amadora, etc), que possuem, as melhores piscinas para treinar, muitas vezes com piscina de 50 metros do próprio clube, com as melhores condições de treino que um atleta pode desejar, com prémios de desempenho, e com grandes atletas como referência dentro do próprio clube; não é tarefa menor, o que é certo é que com a realidade da Natação Limiana, isto foi conseguido, e agora é hora de festejar esta enorme conquista.

Estes atletas iniciaram a prática desta modalidade acerca de dez anos, treinam ininterruptamente na Piscina Municipal de Ponte de Lima desde essa data (sempre com o mesmo treinador), e a obtenção destes resultados é sem sombra de dúvida o justificar de todos os esforços por si realizados, assim como o dos seus pais, e de todas as pessoas que o rodeiam.

Está de parabéns toda a natação da Escola Desportiva Limiana (atletas, treinadores, professores, coordenador, directores, pais dos atletas e a Márcia), por mais este enorme desempenho dos seus atletas no melhor palco da Natação Nacional. Mas sem dúvida que o grande protagonismo tem que ser dado a todos os atletas da equipa, pois são fundamentais uns para com os outros, sem os quais não existiria e equipa de natação, e por arrasto, tudo aquilo que uma equipa pode provocar a cada um dos seus elementos. A entreajuda, o espírito de equipa, a camaradagem, a palavra de incentivo para superarem cada uma das tarefas de treino ministradas.

Termina assim da melhor forma mais uma época da Equipa de Competição da EDL, estando o arranque da próxima previsto para meados de setembro.

Notícia: ED Limiana - Natação

Sem comentários: