15 de janeiro de 2011

Blogue

Desporto escolar com fim à vista!?

São várias as notícias que dão conta do possível fim do desporto escolar. De acordo com as alterações propostas pelo Ministério da Educação à organização do trabalho nas escolas, o desporto escolar poderá estar em vias de ser extinto.

O horário semanal dos professores é de 35 horas sendo destas, 22 são consagradas a aulas (componente lectiva) e entre 9 a 11 ao trabalho individual dos docentes. Para outras actividades sobram assim entre duas e quatro horas. Até agora, as escolas conseguiam garantir muitas das actividades extra-aulas através da redução do tempo lectivo dos professores que estavam à frente de projectos. É o que se passa, por exemplo, com os docentes de Educação Física que, em simultâneo, asseguram as actividades de Desporto Escolar. Estas ocupam uma média semanal de quatro tempos lectivos, desenvolvidos depois do período normal de aulas. Com o novo despacho, estes professores deixarão de poder usufruir de uma redução da sua componente lectiva normal e, em resultado, as escolas poderão ter de reduzir em mais de 30 por cento o número de horas consagradas ao Desporto Escolar.

Será este o fim do desporto escolar? Apenas para se ter uma ideia, em Portugal, no ano lectivo passado, cerca de 160 mil alunos faziam parte do desporto escolar, distribuídos por cerca de 35 modalidades.

Ainda sobre este assunto, um investigador da Universidade Lusófona diz que "cada aluno poderá ganhar quatro quilos extra de peso, caso as actividades desportivas sejam eliminadas das escolas. O mesmo investigador estima que duas sessões de desporto escolar ajudem a consumir mil calorias. No final do ano, cada estudante poderia queimar até 30 mil calorias. "O desporto escolar é uma oportunidade de os nossos jovens praticarem desporto da sua preferência sem ser tão sério como um clube federativo e com encargos reduzidos para as famílias" - concluiu o investigador.

Fonte: Jornal "i" e Público

Sem comentários: