28 de maio de 2010

Canoagem

Eventos realizados no passado fim de semana foram um sucesso!!!

No passado fim-de-semana, dias 22 e 23 de Maio, decorreu, com enorme sucesso, o evento “Náutica 2010 CIM Alto Minho”, em Ponte de Lima, com um programa de actividades que proporcionou a todos os participantes e espectadores momentos de grande entusiasmo e diversão, de convívio inter-pessoal e de comunhão com a natureza, através da prática de uma das modalidades de maior relevância no concelho, a canoagem.

A iniciativa foi promovida conjuntamente pelo Clube Náutico de Ponte de Lima e pela Câmara Municipal, contando ainda com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), através do projecto NEA 2 – Nautisme Espace Atlantique.

No dia 22, à tarde, decorreu a Taça CIM Alto Minho / Campeonato Regional de Maratonas 2010 – Norte, uma prova a contar para o quadro oficial de competições da Federação Portuguesa de Canoagem e participada por cerca de 240 atletas de 19 clubes do Norte de Portugal. A prova decorreu num circuito desenhado ao longo do rio Lima, tendo os atletas de perfazer entre duas a cinco voltas (dependendo da categoria em que concorreram), tendo o CN de Ponte de Lima vencido a compatição!
 
No dia 23 decorreram duas actividades, a primeira, pela manhã, com 22 jovens em risco ou carenciados, identificados pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima e pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ponte de Lima, e outros tantos jovens atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima, e a segunda, durante a tarde, com idosos do lar de Nossa Senhora da Conceição, também de Ponte de Lima.

A primeira actividade consistiu numa descida de rio, entre Ponte da Barca e S. Martinho da Gandra, num percurso de cerca de oito quilómetros, em barcos de dois lugares que foram ocupados por atletas em conjunto com os jovens participantes. O ambiente de grande entusiasmo e a vontade manifestada pelos jovens participantes em juntar-se à equipa do Clube Náutico de Ponte de Lima, para a prática de canoagem, demonstram o grande sucesso desta actividade e o forte contributo que esta modalidade e o ambiente de formação cívica e desportiva que se vive no Clube Náutico, podem dar para a formação destes jovens e a sua integração na sociedade.


Da parte da tarde decorreu a segunda actividade, com os idosos do Lar da Nossa Senhora da Conceição de Ponte de Lima. Inicialmente projectada como uma descida de rio, esta actividade acabou por ser adaptada à vontade manifestada pelos responsáveis do lar e em função da condição física dos idosos. Com o ambiente criado foi possível cativar grande parte dos idosos para um passeio de kayak.

Assim, os jovens atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima foram passeando, em barcos de dois lugares, os idosos que se predispunham a participar nesta aventura. Foi uma actividade que, por ter usado o meio aquático, a sua magia e a sua componente de natureza conseguiu proporcionar momentos muito divertidos e agradáveis a estes idosos, e estabelecer uma relação entre o Clube Náutico e o Lar de Nossa Senhora da Conceição, que permitirá no futuro a realização de novos eventos.



Sem comentários: