13 de dezembro de 2011

Natação

ED LIMIANA COM MAIS UMA EXCELENTE PRESTAÇÃO


A Equipa Absoluta de Natação da Escola Desportiva Limiana terminou da melhor forma a fase de competição destinada a piscina curta (25 metros) com a participação das suas duas equipas (feminina e masculina) no Campeonato Nacional de Clubes da 4ª Divisão Nacional. Esta prova decorreu no fim-de-semana de 10 e 11 de Dezembro, na Piscina Municipal de Cantanhede. 

A equipa da EDL - Natação – apresentou-se com 10 atletas. Equipa Feminina - Ariana Amorim, Francisca Lopes, Miriam Natacha, Margarida Monteiro e Viviana Pinto; Equipa Masculina - Bruno Alves, Matheus Gonçalves, Guilherme Lima, Bruno Sousa e Daniel Lago. 

Esta prova é completamente diferente das restantes, pois é uma competição por equipas. Em cada prova do programa, cada equipa apenas pode inscrever um atleta que, em função da posição alcançada, soma pontos para a classificação final da equipa. Apenas existe pódio para a classificação da equipa, e não para cada prova do programa. As equipas classificadas nos primeiros quatro lugares sobem à 3ª Divisão Nacional, e as equipas classificadas nos quatro últimos lugares (21º, 22º, 23º e 24º) descem de divisão. 

Os nadadores da EDL partiram para esta prova com objetivos de melhorar os seus recordes pessoais, alcançar as melhores classificações que estivessem ao seu alcance e com isto obter uma classificação entre as oito primeiras equipas, permitindo assim um Campeonato tranquilo, pois a subida de divisão (objetivo mais ambicioso) revelava-se fora do alcance dos nadadores limarenses. 

A Equipa Masculina classificou-se em 10º lugar (com 168 pontos) e a Equipa Feminina classificou-se em 14º lugar com 151 pontos. São posições bastante meritórias para a Escola Desportiva Limiana, pois surgiu nestes Campeonatos com as suas duas equipas completamente renovadas. Na equipa masculina dos cinco nadadores presentes, quatro estavam a fazer a sua estreia e na equipa feminina das cinco nadadoras presentes, duas estavam a fazer a sua estreia. São duas equipas para o futuro e com certeza, nas próximas épocas, poderão melhorar as prestações agora alcançadas. Fruto de alguma inexperiência, e também do clima bastante competitivo que estas provas encerram (bancadas cheias, claques organizadas, nadadores de todas as idades e de todo o país), surgiram duas desclassificações no seio da equipa feminina, o que retirou alguns pontos, que poderiam permitir entrar nos dez primeiros classificados. 

Em termos individuais todos os nadadores estiveram a um nível bastante alto, alguns no seu melhor de sempre, pois foram conseguidos bastantes recordes pessoais, e inclusivamente tac’s que permitem a participação nos Campeonatos Nacionais de Inverno a realizar no mês de Março de 2012. 

No próximo fim de semana a equipa de Infantis terminará a participação em provas por atletas da EDL durante o corrente ano de 2011, no Torneio de Preparação de Infantis, que se realizará na Piscina Municipal de Arcos de Valdevez.

Sem comentários: