1 de junho de 2012

Basquetebol

SUÉCIA MUITO FORTE PARA MICHELLE E COMPANHIA



A limiana Michelle Brandão participou ontem no primeiro de cinco jogos de preparação da selecção nacional sénior feminina antes da participação no Eurobasket, que tem início no próximo dia 13 de junho.

A principal ilação a tirar é de que as comandadas de Ricardo Vasconcelos estão numa fase mais atrasada de preparação, em relação às suecas, sendo que a formação nórdica revelou a sua excelente capacidade física aliada à facilidade e determinação em atacar o cesto, como o atestam as 22 faltas provocadas, com uma elevada eficácia da linha de lance livre (91% com apenas dois falhanços em 22 tentativas).

Enquanto houve pernas e pulmão as nossas representantes até complicaram a vida às adversárias, com uma boa prestação nos 10 minutos iniciais (15-13), em que Ana Oliveira e Carla Freitas deram o mote da linha dos 6,75 metros, acertando os únicos dois triplos da equipa lusa em todo o encontro.

No 2º quarto (5-17) a selecção portuguesa voltou a entrar bem, liderando o marcador até ao minuto 13 (20-17). Um desconto de tempo pedido pelo seleccionador sueco no minuto 14, marcou a reviravolta. Carregando no ressalto ofensivo e provocando faltas em acto de lançamento, as nórdicas impuseram um parcial de 0-15, anulando por completo o ataque luso, que revelou pouca eficácia na hora de atirar ao cesto. O intervalo chegou com a Suécia na frente (20-30).

Depois de uma má reentrada (2-6 em 3 minutos) Portugal encetou excelente reacção, conseguindo um parcial de 9-0 que colocou o marcador em 31-36, no minuto 27. Nova paragem do cronómetro pedida pelo treinador forasteiro e a reposição da mesma diferença pontual (10 pontos), no final do 3º período (32-42).

Muitas dificuldades para a selecção lusa no derradeiro quarto (2-12), em que a quebra física se acentuou, enquanto as nórdicas dilataram a vantagem com naturalidade.

Resultado final: Portugal 34-54 Suécia

Nas portuguesas a mais valiosa foi a poste Sofia Carolina (15,0 de valorização), ao contabilizar 6 pontos, 8 ressaltos sendo 6 ofensivos e 3 desarmes de lançamento), travando um duelo intenso com a categorizada Halvarsson. Depois alguns pormenores da base Carla Nascimento (3 pontos, 4 ressaltos defensivos, 3 assistências e 3 faltas provocadas) e de Tamara Milovac (5 pontos, 4 ressaltos ofensivos, uma assistência e 1 roubo).

Em termos globais a vitória da Suécia alicerçou-se na maior eficácia de lançamentos de campo (25%-41%), com relevo para os duplos (29%-42%) e também nos lançamentos livres (36%-91%), com as portuguesas a desperdiçarem 7 em 11 tentativas.
As nórdicas também cometeram menos erros (15-12 turnovers).

Por banda das nossas representantes excelente comportamento na lutas das tabelas (35-35 ressaltos), ganhando a tabela ofensiva (21-11).

Ficha de jogo

Portugal (34) - Carla Nascimento (3), Carla Freitas (8), Ana Oliveira (3), Tamara Milovac (5) e Sofia Carolina (6); Sara Filipe (4), Michelle Brandão (4), Daniela Domingues, Maria João Correia, Larisse Lima (1), Débora Escórcio e Lavínia Silva

Suécia (54) - Elin Eldebrink, Frida Eldebrink (13), Frida Aili (8), Kadidja Andersson (7) e Louice Halvarsson (8); Stephanie Yderstrom (3), Tanya Massamba (2), Agnes Nordstrom (9), Martina Slavant (2), Anna Barthold (2), Malin Aasa e Jenny Lidgren

Fonte: FP Basquetebol

Sem comentários: