14 de junho de 2012

Canoagem

FERNANDO PIMENTA CONFIRMADO EM K2 1000 E 200 METROS



A FP Canoagem confirmou a presença de Fernando Pimenta nos Jogos Olímpicos em Londres 2012, nas categorias de K2 1000 metros e K2 200 metros, ambas com o atleta Emanuel Silva.

Depois de toda a polémica em volta da participação de Fernando Pimenta em K1 1000 metros, a FPC decidiu optar pela participação em K2 1000 metros, justificando essa mesma decisão, que passamos a publicar na íntegra:

---------------------------

ESCLARECIMENTO SOBRE A PARTICIPAÇÃO MASCULINA

"De forma a esclarecer, qualquer dúvida que persista quanto às razões subjacentes às opções técnicas para a 
participação masculina Portuguesa nos Jogos Olímpicos Londres 2012, emitimos, a título excecional, o presente esclarecimento:

Inquestionavelmente, cabe à Federação Portuguesa de Canoagem definir as regras de acesso e participação nas Seleções Nacionais em Jogos Olímpicos e todas as demais participações internacionais. Nos Regulamentos para os próximos Jogos Olímpicos ressaltam princípios básicos, reforçados pelo contrato dos atletas e a Federação englobado no Projeto Londres 2012.

Tais Regulamentos e diretrizes são a trave mestra de um projeto que a Direção da Federação - democrática e legitimamente  eleita  - aprovou e que se coadunam com os objetivos deste mandato, que até ao momento somou um inigualável número de resultados desportivos de mérito, cifrado em 53 medalhas entre europeus e mundiais e inúmeros pódios em Taças do Mundo.

Na qualificação Olímpica Mundial, Portugal obteve nos K1 masculino uma vaga (não direta, mas pela realocação de vagas, pois apenas apuravam diretamente sete barcos e a quota foi atribuída a Portugal apenas pelo facto do atleta alemão ter participado em dois eventos). Essa quota foi, como sempre, alocada ao País e não a nenhum atleta.

Assim, nos critérios de integração nas seleções Nacionais de Pista 2012 há muito que ficou definido que:

Equipa de Kayak Masculina: A competição tem como objetivo selecionar os melhores atletas para a constituição das embarcações K1 200m, K2 200m e K2 1000m, para competir na Prova de Apuramento Continental para Londres 2012 em Poznan. Os atletas que conquistarem vaga para Portugal na Prova de Apuramento Continental ficam pré-selecionados para os JO Londres2012. Após a Prova de Apuramento Continental, pode ser marcado pelo Selecionador Nacional (SN) um controlo interno, no qual apenas poderão participar os atletas que se encontrem a cumprir os trabalhos da Equipa Nacional de Velocidade sob a orientação do SN, para definir quem representar Portugal em K1 1000m. (documento Critérios de Integração na Seleção Nacional 2012 publicado no inicio da época e do qual este documento constitui adenda).

Sendo evidente que, do resultado no Campeonato do Mundo não resultou a qualificação de qualquer atleta, ou o direito de um atleta em participar num evento em Londres 2012.

Desde o início da época foi traçado como objetivo para o Fernando Pimenta e Emanuel Silva o seu apuramento em K2 1000 metros, pois entendíamos que essa equipa tinha grandes possibilidades de se qualificar e, mais do que isso, grandes possibilidades de lutar por uma medalha em Londres.

Esta convicção estava fundamentada em factos concretos, que enumeramos sumariamente:
a) Em 2010 as regras em vigor determinavam que a participação de K1 seria decidida à melhor de três competições;
b) Em 2010 o atleta Emanuel Silva, o atleta Fernando Pimenta e a equipa técnica da FPC entenderam ser a melhor opção uma participação em K2;
c) Já em 2010 a FPC entendeu que, sem prejuízo do nível desportivo desses atletas em K1, estes atletas  poderiam obter melhor resultado desportivo em K2;
d) Em 2010, e em consequência de tal decisão, participaram na Taça do Mundo em Szeged onde obtiveram o 4.º lugar no k2 1000 metros e o 2.º Lugar no k2 500 metros. 
e) Em 2010 no Europeu de seniores obtiveram o 4.º Lugar no k2 1000 metros e o 3.º Lugar no k2 500 metros;
f) Em 2010 o atleta Fernando Pimenta e o atleta João Ribeiro participaram em K2 no Campeonato do Mundo por motivo de doença do atleta Emanuel Silva;
g) No campeonato do Mundo de 2010 foram vice campeões do Mundo em K2 500 metros e 7.º nos 1000 metros.
h) Em 2011 a vaga em K1 foi obtida com um 8.º Lugar.

Tendo presente esse histórico aliado ao facto de estes dois atletas terem um currículo de grandes desempenhos em conjunto, entendemos estarem reunidas as condições para ter uma tripulação a lutar pelas medalhas em Londres.

Recordamos ainda que vencer a Qualificação Europeia (onde o K2 conquistou a vaga) correspondia a pelo menos o 7.º lugar no Campeonato do Mundo de 2011, lugar obtido pela primeira embarcação não qualificada, a saber, Espanha.

Iniciamos a época cientes disto e, de tal foi dado conhecimento aos atletas. Não faria qualquer sentido apostar numa embarcação apenas para qualificar mais um atleta. Não seria honesto ou leal para qualquer um deles, além de desprovido, desportivamente, de qualquer sentido.Os atletas aceitaram esse repto participando num plano de estágios e treinos em diversos locais desde a Polónia, Montemor-o-Velho sob o comando do Selecionador Nacional.

Empenharam-se em tal desígnio, a Federação e o Estado Português investiram na sua preparação e, eles com grande mérito e capacidade de superação obtiveram essa qualificação batendo tudo e todos.

Na Taça do Mundo que se seguiu à sua qualificação, em Maio na Polónia, e, com a presença de todos os barcos que irão participar nos Jogos Olímpicos (com exceção da Hungria e Suécia), obtiveram o bronze lutando de igual para igual com os campeões olímpicos que voltaram a vencer a Taça do Mundo seguinte, perdendo os nossos canoistas por apenas 1,276 segundos.

De salientar que, apesar dos muitos resultados de mérito obtidos por Portugal, nunca uma embarcação lusa, com exceção do K4 Masculino 1000 metros campeão da Europa em 2011, havia atingido um resultado deste nível atendendo ás nações em competição e, nomeadamente, à diferença para o primeiro lugar.

Uma análise criteriosa dos tempos, do nível dos barcos em competição permite cabalmente concluir que o K2 tem claramente maior probabilidade de resultado de excelência.

Perante esta realidade haveria que decidir qual a melhor opção para lutar pelo melhor resultado em Londres. 
Antes de mais, esclarecer que uma eventual participação em K1 poderia ser precedida de um controlo interno, como constava do respetivo regulamento.

Contudo o horário de competições dos Jogos torna desportivamente impossível a participação nos dois eventos sob pena de se anular a hipótese de em qualquer um deles se obter um resultado de mérito. O reduzido espaço de tempo que medeia entre os dois eventos seja entre as eliminatórias, as semifinais e a final é de todo impossível de compatibilizar (quatro provas em menos de duras horas).

Sobre esta possibilidade poderemos recordar as experiências realizadas no ano transato nos sub-23 em que o atleta Fernando Pimenta testou uma participação nas duas embarcações K1 e K2 com os resultados a ficaram muito aquém do seu valor.

Foi, desde início colocada a questão aos atletas de forma clara, leal e explicada a opção.

Mais, de acordo com as Regras em vigor Portugal após a qualificação no k2 1000 metros, obrigatoriamente, terá que participar neste evento.

Concluindo, a decisão da FPC em inscrever os atletas Fernando Pimenta e Emanuel Silva apenas no evento de k2 na distância de 1.000 metros, tem como fundamento os factos citados, de cariz estritamente técnico, e que têm como único objetivo o melhor resultado desportivo em Londres2012."
--------------------------------------

À parte desta polémica, já está disponível o programa provisório das provas de canoagem em Londres 2012. As eliminatórias e semi finais de K2 1000 metros vão ser realizadas no dia 06 de Agosto, ambas da parte da manhã, sendo que a final (A e B) está marcada para o dia 08 de Agosto de manhã. Já no K2 200 metros, as eliminatórias e semi finais realizam-se no dia 10 de Agosto da parte da manhã, sendo as finais (A e B) marcadas para o dia seguinte (11 de Agosto) também da parte da manhã.

Sem comentários: