7 de abril de 2011

Canoagem

"CONTAMOS TER DOIS ATLETAS NOS JOGOS OLÍMPICOS EM 2012"

Com o regresso da canoagem em força, e com o CN de Ponte de Lima a entrar da melhor maneira neste ano de 2011, o blog "Desporto em Ponte de Lima" falou com Hélio Lucas sobre a nova época que está agora a começar e sobre os objectivos do clube para este ano.

DPL: A nova época está agora no início. Quais os objectivos para 2011?

HL: Os objectivos para a nova época desportiva, em termos competitivos nacionais é fazer uma época idêntica ao que temos feito nos 4 anos anteriores e alcançarmos o Penta Campeonato, procurando ter em todos os escalões resultados de excelência. Em termos Internacionais ter atletas em todas as Selecções Nacionais e que em Europeus e Mundiais possam ter resultados idênticos a 2010 que foram excepcionais. Dados que este Clube comemora os seus 20 anos desejamos realizar um conjunto de iniciativas que temos vindo a desenvolver e outras que serão novas esta época. Estamos a levar a cabo um projecto que visa levar 2000 jovens a praticar esta modalidade onde envolvemos 4 agrupamentos de Escolas do Concelho. Iremos realizar actividades com idosos, com jovens desfavorecidos, actividades recreativas, como a maior descida do Rio Lima de sempre num total de 200 pessoas. Também vamos realizar algumas acções se sensibilização para a limpeza do Rio Lima, Férias Desportivas, Competições...

Nos últimos anos, o clube tem vencido praticamente todas as competições nacionais. Que novos desafios existem para o clube?

O nosso desafio permanente é tentar, não só vencer, mas deixar uma boa imagem a todos os níveis, e isso tem acontecido em termos Nacionais e Internacionais. Vamos procurar que cada vez mais que esses resultados aconteçam melhorando para isso as condições de treino.

Neste ano de 2011 pensa que algum novo atleta limiano se poderá destacar?

Sim no primeiro estágio da Selecção Nacional de Pista entre atletas Cadetes, Juniores e Séniores tivemos o maior numero de sempre de atletas em sstágio. Penso que deste lote de bons atletas vão emergir mais alguns novos talentos.

A última cheia do Rio Lima provocou alguns danos nas instalações do clube e no material. Isso afectou os planos para a nova época assim como a preparação dos atletas?

Sim tivemos alguns estragos que se vão repercutir em algumas provas, ainda não fomos alvo de qualquer apoio ou ajuda, vamos ver se teremos condições de disputar algumas competições já que algum material é especifico.

Este é o ano de classificação Olímpica. Espera ter algum atleta presente em Londres?

Sim em situação normal penso que dois atletas se poderiam apurar, Fernando Pimenta é o atleta que pode apurar-se já este ano resta saber qual prova. Quanto a Nuno Barros é um atleta que tem vindo a melhorar com um maior apoio por parte da Federação poderia ser um atleta a ter em conta para um possível apuramento, resta saber se a Federação vai apostar no melhor atleta de sempre da Historia da Canoagem Portuguesa em C1.

Nas provas internacionais quais são os objectivos para o novo ano? Espera ver algum título para os atletas limianos?

As provas Internacionais como sabemos dependem muito da nossa preparação, tudo faremos para que os atletas Limianos consigam os mesmos ou melhores resultados que no ano passado, onde Nuno Barros e Fernando Pimenta foram excepcionais. Ter num só ano um Campeão do Mundo e um Campeão Europeu é algo de difícil tarefa, pelo que se igualar-mos estes resultados será fantástico. Temos também condições para outros atletas começarem a ter lugares de pódio ou muito perto dele.

Cada ano que passa, o clube assume-se como um dos melhores a nível nacional, e até internacional, mesmo com poucas condições de trabalho. Esse crescimento deve-se a quê?

Esses resultados penso que são fruto de um trabalho que temos vindo a realizar durante os últimos anos e do rigor, disciplina, trabalho que todos fazem nesta preparação. Neste capitulo não posso esquecer a direcção e técnicos que agora trabalham comigo como aqueles que já fizeram parte desta equipa.

Por último, o crescimento do clube tem atraído cada vens mais jovens para a prática da canoagem em Ponte de Lima. Sente que o clube já tem um papel importante na formação pessoal destes jovens?

Sim penso que o Clube Náutico tem sido um bom local de preparação para a vida e como muitos dizem uma boa segunda casa para estes jovens. Algo que tem acontecido é que mesmos os mais velhos atletas continuam a participar e ligados ao Clube, o que nos diz que todos se sentem bem, mesmo aqueles que se afastaram para trabalhar ou acabar os seus cursos tem voltado ao clube o que nos diz do bom ambiente da equipa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não há possibilidade de alguém patrocinar o clube? Nenhuma identidade?

João M. disse...

Eu penso que o Intermarché é o maior patrocinador do clube! Não sei é se tem mais...