19 de abril de 2011

Canoagem

CAMPEÕES LIMIANOS DÃO LIÇÃO DE CANOAGEM AOS ALUNOS DA ESCOLA E.B. 2,3 DA CORRELHÃ


No âmbito do Projecto “Actividades Náuticas em Contexto Escolar”, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Minho, Município de Ponte de Lima e co-financiado – NEA 2, o Clube Náutico de Ponte de Lima levou a cabo uma Palestra de Sensibilização para a Canoagem, aos alunos da Escola E.B. 2,3 da Correlhã, contando com a prestigiosa colaboração da Associação de Estudantes e do Clube do Desporto Escolar.

A acção decorreu na sexta-feira dia 8 de Abril, no Auditório do Centro Paroquial da Correlhã, e contou com a presença do Tri-Campeão da Europa de Canoagem – Fernando Pimenta e do Campeão do Mundo de 2010 – Nuno Barros, e respectivas embarcações (também elas campeãs).

Os cerca de 400 alunos, e respectivos professores puderam assistir a um pequeno vídeo abordando o aparecimento e desenvolvimento da Canoagem em Portugal e, particularmente, em Ponte de Lima, bem como as actividades que o Clube Náutico proporciona, aos alunos da Escola, de forma, totalmente, gratuita.

Seguidamente, foi a vez de intervir o Tri-Campeão da Europa, 2 vezes Vice-Campeão do Mundo e 18 vezes Campeão Nacional de Canoagem, Fernando Pimenta, que apesar dos seus 21 anos, deu uma impressionante lição humildade e perseverança, ao chamar a si a responsabilidade de algumas derrotas, por não ter seguido as indicações do seu treinador e assumindo que, apesar de nas primeiras provas de canoagem ter ficado em último, nunca desistiu.

Depois de ter tido uma entrada apoteótica no Auditório do Centro Paroquial, com a toda a plateia a aplaudir, foi a vez do Campeão do Mundo e 57 vezes Campeão Nacional de Canoagem, Nuno Barros, fazer sentir aos jovens a necessidade da prática desportiva e a dificuldade de conciliação com a vida profissional (G.N.R.).

No final, os 2 Campeões responderam a questões colocadas pelos alunos, acerca do número de horas de treino diário, do peso das embarcações, de como lidavam com o sucesso e da sensação de ouvir tocar o Hino Nacional!



Notícia: CN de Ponte de Lima

Sem comentários: